terça-feira, 30 de setembro de 2014

Velocidade média do pistão (VMP)

Esta aí algo muito importante que devemos levar em consideração na preparação de um motor. A Velocidade média do pistão, como já diz, é a média da velocidade do pistão em seu movimento dentro da camisa. No PMS (Ponto morto superior, ou o ponto mais alto que o pistão alcança) a sua velocidade é igual a zero, o mesmo no PMI (Ponto morto inferior), tendo sua máxima velocidade exatamente na metade do seu curso. Quanto maior o curso do virabrequim e quanto maior a RPM do motor maior será a VMP.

A VMP é medida em metros por segundo m/s e é calculada da seguinte maneira:
(RPMxCURSO)/30000

Para um motor de rua de 66,2mm de curso e corte de giro em 9500 RPM
(9500x66,2)/30000 = 628900/30000 = 20,96 m/s

A máxima VMP considerada segura é 20 m/s, acima disso o pistão começa a romper a película lubrificante ente o pistão e a camisa, causando um desgaste precoce. Em motores de rua a VMP geralmente gira em torno de 18m/s para se ter uma margem de segurança, em motores de competição muitas vezes passa um pouco dos 20m/s, mas quanto mais passar desse número mais sensível a quebras o motor fica.

Fiquem atentos, vale mais completar a corrida do que ter o motor quebrado na metade dela!

5 comentários:

  1. Boa tarde.o que significa os 30.000 da formula de Vmp?obrigado.

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. a conversão de mm X rotações para minuto para m/s.

      exemplo: 100mm x 1rpm = 100mm/1mimuto = 100mm/60s = 100x10^-3m/60s = 0,1m/60s = 100m/60x1000s

      COMO A FORMULA ACIMA SERIA 1 rpm (uma volta completa o curso do pistao sobe e desce), temos que dividir por 2 para termos apenas a velocidade da subida ou da descida do pistao.

      entao 100mm x 1rpm /2 100mm x 0,5x60s = 100/1x30s 0,1m/30s = 100m/30000s = 0,003m/s

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  2. Possivelmente deve haver outras variáveis. Tenho um Civic d16y8 é o corte se dá a 7000rpm tendo 90 de curso o vmp será 21. Isso em um carro de rua não deveria ser seguro, porém esse motor e bastante robusto.

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    1. O correto é fazer o cálculo no pico de potência máxima, quando nao se tem acesso a um dinamometro dai se faz o cálculo por limite de corte de giro! Tmj espero ter ajudado!

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